
Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam para a existência de mais de 1000 milhões de pessoas com deficiência a nível mundial, correspondendo a cerca de 15% da população. Deste número, entre 110 e 190 milhões de adultos apresentam dificuldades funcionais significativas e cerca de 93 milhões de crianças vivem com uma deficiência moderada ou grave.
Porque, em todo o mundo, os padrões nacionais de deficiência são influenciados pela demografia e pelas tendências nas condições de saúde e fatores ambientais e outros, tais como: acidentes de trânsito, quedas, violência, emergências humanitárias, incluindo desastres naturais e conflitos, dieta pouco saudável e abuso de substâncias; prevê-se que o número de pessoas que vivenciam a deficiência continue a aumentar. Portugal, e em particular, a Região Autónoma da Madeira não são exceção.
Nos serviços de saúde, é notória a crescente necessidade de cuidados de saúde integrados e continuados, com o objetivo de maximizar o potencial funcional e a independência da pessoa ao longo do ciclo vital.
Perante esta realidade e sendo a Reabilitação uma real preocupação das equipas de saúde e, em especial, das pessoas com deficiência ou incapacidade, das suas famílias e da comunidade, considerou-se pertinente a realização de um evento científico dedicado à temática “Funcionalidade e Autonomia da Pessoa: Prioridades nos Cuidados de Saúde”.
Assim, surge o I Congresso de Saúde, Enfermagem e Reabilitação, promovido pela Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny e organizado pelos Enfermeiros Estudantes do Curso Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação 2015-2016 e a respetiva coordenação de curso.
Esperamos com este congresso proporcionar uma oportunidade de partilha de conhecimento no domínio da Reabilitação e, na procura da excelência, contribuir para o contínuo desenvolvimento técnico e científico dos profissionais de saúde que se dedicam a esta área, designadamente, Enfermeiros e Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação.
Evidenciando a Enfermagem de Reabilitação, integrou-se no evento um Encontro de Enfermeiros Especialistas em Reabilitação, como forma de potenciar as trocas de conhecimento entre estes profissionais e prestar-lhes homenagem, destacando o seu contributo para a promoção da funcionalidade e da autonomia das Pessoas no contexto dos cuidados de saúde.
Esta iniciativa pretende potenciar a colaboração entre profissionais a nível regional e nacional, no sentido de fortalecer as relações e criar oportunidades de desenvolvimento e investigação na área da Reabilitação.
A Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny espera-vos!